Dia: 09 de Outubro de 2009
ENTRADA: 9:30h
ALMOÇO: 12:30h
SAÍDA: 17:30h
E aqui estou eu, com uma nova experiência para partilhar. O primeiro dia de Estágio.As minhas expectativas eram muitas e todas elas foram superadas, tanto em relação ao Infantário, às educadoras e às auxiliares:- Dona Juja- Dona Rosa- Dona Sozy- Dona Tita
O modo como me receberam foi extraordinário, foi bastante acolhedor e nunca, em algum momento, me colocaram de parte.Quanto ao dia em si e às suas actividades, começo por referir que já tenho uma sala fixa, que será a dos meninos dos 1 ao 2 anos de idade, sala dos patuscos, onde me encontro com crianças maravilhosas.Na parte da manhã, começaram por juntar as crianças para fazer uma pequena actividade de dança, começando por cantarem uma pequena música intitulada “o autocarro”. Tudo isto foi acompanhado pelas crianças, e apesar de “pequeninas” mostraram-se muito interessadas. Muito se devia ao facto de as educadoras acompanharem a música com gestos.Posteriormente, as crianças foram para uma aula de ginástica e logo de seguida voltaram para a sala de refeição para almoçarem. Nesse preciso momento tive que preparar os seus pratinhos, pôr os babetes a cada um dos meninos. O primeiro prato, como é sopa, tivemos de os ajudar a comer, porque senão eles sujavam-se todos. O segundo prato já comeram autonomamente de forma a irem-se habituando a comerem sem o nosso auxílio. Depois foi a hora da fruta, e logo de seguida, lavaram as suas mãozinhas e prepararam-se para dormir.
O modo como me receberam foi extraordinário, foi bastante acolhedor e nunca, em algum momento, me colocaram de parte.Quanto ao dia em si e às suas actividades, começo por referir que já tenho uma sala fixa, que será a dos meninos dos 1 ao 2 anos de idade, sala dos patuscos, onde me encontro com crianças maravilhosas.Na parte da manhã, começaram por juntar as crianças para fazer uma pequena actividade de dança, começando por cantarem uma pequena música intitulada “o autocarro”. Tudo isto foi acompanhado pelas crianças, e apesar de “pequeninas” mostraram-se muito interessadas. Muito se devia ao facto de as educadoras acompanharem a música com gestos.Posteriormente, as crianças foram para uma aula de ginástica e logo de seguida voltaram para a sala de refeição para almoçarem. Nesse preciso momento tive que preparar os seus pratinhos, pôr os babetes a cada um dos meninos. O primeiro prato, como é sopa, tivemos de os ajudar a comer, porque senão eles sujavam-se todos. O segundo prato já comeram autonomamente de forma a irem-se habituando a comerem sem o nosso auxílio. Depois foi a hora da fruta, e logo de seguida, lavaram as suas mãozinhas e prepararam-se para dormir.
Aí entrou a minha hora de almoço e, passada esta hora, voltei ao ponto de encontro, onde os meninos estavam a dormir. Nesse momento encontrei-me com um das educadoras da sala. Como tenho um bebé em casa, já me sinto com alguma experiência para cuidar dos bebés, estando com eles no meu colo e a brincar com eles, Ajudei as educadoras no momento de acordar os meninos e a mudar as frauda. Tudo isto só foi possível através de um processo lento, dado que todas as crianças necessitam de auxílio. Enquanto uns iam acordando e fazendo as suas necessidades, os que já estavam prontos iam brincando. Quando todos acabaram, dirigiram-se para a mesa para a hora do lanche. Mais uma vez, alguns deles, muito resmungões e, recusando-se a comer tudo. Após o lanche foram brincando até chegarem os seus pais. E assim foi o meu dia centrando-se mais na observação do que na prática.Concluindo, foi uma experiência muito boa, com pontos muito positivos e penso que para a próxima semana ainda correrá melhor.
0 comentários:
Enviar um comentário