quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Obesidade infantil

O que é a obesidade?
A obesidade é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar a saúde.

A pré-obesidade e a obesidade estão directamente relacionadas com um balanço energético positivo (a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia dispendida), que resulta de um excesso de ingestão em relação aos gastos do corpo.

A obesidade tem origem em diversos factores, complexos, de ordem genética, metabólica, ambiental e comportamentais. É considerada uma doença crónica e, como tal, requer esforços persistentes e continuados para ser controlada.

O diagnóstico de pré-obesidade e de obesidade é feito através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), que de se determina dividindo o peso em quilogramas, pela altura em metros elevada ao quadrado (peso/altura2).A sua utilização fundamenta-se numa boa correlação com a massa gorda corporal. Segundo a OMS considera-se que há excesso de peso quando o IMC calculado é igual ou superior a 25, e obesidade para valores a partir de a 30.

Note-se, no entanto, que nas crianças e adolescentes, não existe um critério consensual para o diagnóstico da obesidade, devido às características dinâmicas dos seus processos de crescimento e maturação.Para além das diferentes velocidades de crescimento entre rapazes e raparigas, existe ainda uma grande variabilidade entre os indivíduos, não só entre os dois grupos como entre os elementos de cada um.

As consequências
A obesidade está associada ao aparecimento de várias patologias, entre as quais, nas crianças e adolescentes, a diabetes tipo 2 (Diabetes Mellitus insulino-dependente), um aumento da tensão arterial, um aumento dos níveis de triglicéridos e colesterol (LDL), bem como à diminuição do colestrol "bom" (HDL).

Está também associada ao desenvolvimento de outro tipo de sintomas e patologias como a apneia do sono e as dificuldades respiratórias, distúrbios do aparelho locomotor (como são exemplo as artrites), distúrbios hormonais, sindroma do ovário poliquístico, problemas dermatológicos, doenças cardiovasculares e algumas formas de cancro.

0 comentários:

Enviar um comentário