O que é a Filosofia para Crianças?
A Filosofia para Crianças (FPC) é um programa de desenvolvimento do raciocínio que proporciona através da prática do diálogo, o desenvolvimento cognitivo, afectivo e social, das crianças e dos jovens, nomeadamente a nível da dimensão crítica, criativa e ética do seu pensamento, numa relação profunda entre o pensar, falar e o agir.
Em simultâneo, a FPC é também um instrumento para o desenvolvimento de disposições e atitudes conducentes a uma melhor inserção social das crianças e jovens, futuros cidadãos de uma sociedade democrática, num mundo em rápida mutação, em que a globalização coloca novos desafios.
No cerne encontra-se a noção inovadora de “comunidade de investigação” aplicada à educação, que na sua transposição prática assegura os valores da cooperação, tolerância, respeito mútuo, solidariedade e autonomia nas relações de todos os envolvidos na busca de conhecimento. Aprender a pensar melhor e de forma autónoma, é aqui um conceito central, tal como o é a busca do conhecimento de si mesmo.
Defendendo uma abordagem reflexiva da educação, que valoriza o potencial de apropriação e produção de conhecimento das crianças e jovens,- quer em relação a si mesmos, quer em relação ao mundo em redor,- a FPC enquadra-o na perspectiva mais vasta da formação global do individuo, em que a filosofia tem um papel integrador.
A constatação do professor Matthew Lipman, criador do programa de FPC, de que uma criança tem muito a aprender com os adultos, tal como os adultos aprendem muito com as crianças, acentua o carácter de disponibilidade intelectual e de abertura que é preciso ter por parte de quem quer fazer filosofia com crianças e jovens, sem esbater a sua responsabilidade pedagógica e científica.
Acentua ainda a vertente da educação entendida como uma tarefa conjunta: ao dar voz às crianças e jovens, de uma forma simultaneamente responsável e lúdica, a FPC torna-os participantes activos na própria educação.
A Filosofia para Crianças (FPC) é um programa de desenvolvimento do raciocínio que proporciona através da prática do diálogo, o desenvolvimento cognitivo, afectivo e social, das crianças e dos jovens, nomeadamente a nível da dimensão crítica, criativa e ética do seu pensamento, numa relação profunda entre o pensar, falar e o agir.
Em simultâneo, a FPC é também um instrumento para o desenvolvimento de disposições e atitudes conducentes a uma melhor inserção social das crianças e jovens, futuros cidadãos de uma sociedade democrática, num mundo em rápida mutação, em que a globalização coloca novos desafios.
No cerne encontra-se a noção inovadora de “comunidade de investigação” aplicada à educação, que na sua transposição prática assegura os valores da cooperação, tolerância, respeito mútuo, solidariedade e autonomia nas relações de todos os envolvidos na busca de conhecimento. Aprender a pensar melhor e de forma autónoma, é aqui um conceito central, tal como o é a busca do conhecimento de si mesmo.
Defendendo uma abordagem reflexiva da educação, que valoriza o potencial de apropriação e produção de conhecimento das crianças e jovens,- quer em relação a si mesmos, quer em relação ao mundo em redor,- a FPC enquadra-o na perspectiva mais vasta da formação global do individuo, em que a filosofia tem um papel integrador.
A constatação do professor Matthew Lipman, criador do programa de FPC, de que uma criança tem muito a aprender com os adultos, tal como os adultos aprendem muito com as crianças, acentua o carácter de disponibilidade intelectual e de abertura que é preciso ter por parte de quem quer fazer filosofia com crianças e jovens, sem esbater a sua responsabilidade pedagógica e científica.
Acentua ainda a vertente da educação entendida como uma tarefa conjunta: ao dar voz às crianças e jovens, de uma forma simultaneamente responsável e lúdica, a FPC torna-os participantes activos na própria educação.
0 comentários:
Enviar um comentário