A Dislexia é uma dificuldade específica de aprendizagem da leitura, que afecta entre 5-10% da população, tornando-se uma causa muito frequente de insucesso escolar não diagnosticado. Acima de 90% dos casos de Dislexia têm origem numa diferente organização no desenvolvimento cerebral da zona especializada em analisar os sons da fala. As crianças disléxicas revelam dificuldades em distinguir os sons da fala e em fazer corresponder correctamente os diferentes sons às diferentes letras. Para aumentar a confusão, a mesma letra pode representar sons diferentes (selva, casa), letras diferentes representar o mesmo som (asa, azar) e há palavras com sons muito parecidos (viu, fio).
Em conjunto com a dificuldade de leitura é habitual estar presente uma dificuldade de escrita, onde é preciso escolher os símbolos que representam os diferentes sons da língua portuguesa.
É importante referir que a Dislexia é totalmente independente do nível intelectual da criança/jovem, surgindo as dificuldades de aprendizagem devido aos défices ao nível da leitura e não devido a um nível intelectual inferior à média.
Haverá muitas vezes :
· Disgrafia (letra feia);
· Discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de Símbolos e de decorar tabuada;
· Dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização’;
Dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar sequências de tarefas complexas;
· Dificuldades para compreender textos escritos;
· Dificuldades em aprender uma segunda língua.
Haverá às vezes:
· Dificuldades com a linguagem falada;
· Dificuldade com a percepção espacial;
· Confusão entre direita e esquerda
Em conjunto com a dificuldade de leitura é habitual estar presente uma dificuldade de escrita, onde é preciso escolher os símbolos que representam os diferentes sons da língua portuguesa.
É importante referir que a Dislexia é totalmente independente do nível intelectual da criança/jovem, surgindo as dificuldades de aprendizagem devido aos défices ao nível da leitura e não devido a um nível intelectual inferior à média.
Sintomas:
Haverá sempre:
· Dificuldades com a linguagem e escrita ;
· Dificuldades em escrever;
· Dificuldades com a ortografia;
· Lentidão na aprendizagem da leitura;
Haverá sempre:
· Dificuldades com a linguagem e escrita ;
· Dificuldades em escrever;
· Dificuldades com a ortografia;
· Lentidão na aprendizagem da leitura;
Haverá muitas vezes :
· Disgrafia (letra feia);
· Discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de Símbolos e de decorar tabuada;
· Dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização’;
Dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar sequências de tarefas complexas;
· Dificuldades para compreender textos escritos;
· Dificuldades em aprender uma segunda língua.
Haverá às vezes:
· Dificuldades com a linguagem falada;
· Dificuldade com a percepção espacial;
· Confusão entre direita e esquerda
0 comentários:
Enviar um comentário