Nas revistas e sites sobre Ponto Cruz diz-se que é uma técnica artesanal muito fácil, que requer pouca habilidade e usando qualquer livro com instruções sai fazendo Ponto Cruz. Não e não. Nesta técnica, como em todas as técnicas artesanais, deve-se procurar auxílio com alguém que já domine a técnica ou fazer um curso, para trabalhar com qualidade. São inúmeras as possibilidades de aplicação do Ponto Cruz:
- bolsas, toalhas de mesa, banho, rosto ou lavabo, roupas, quadros, panos de copa, cortinas, lençóis, fronhas, roupas de criança, babador, tapetes, etc.Este ponto de bordar, como o próprio nome diz, forma uma cruz.
O mais importante num trabalho manual é a beleza e principalmente a limpeza, portanto o avesso deverá ser perfeito, sem nós ou fios soltos.
O básico: 1.2.3.4.5.
Centralize o desenho no tecido; Utilize 2 fios de linha, se usar fios em meadas; Não dê nós na linha. Dobre um fio de linha dupla e coloque as pontas no buraco da agulha. Faça o primeiro ponto, colocando a agulha de baixo para cima, fazendo uma laçada com a linha no tecido. Traga a agulha de volta para o avesso, e feche a laçada puxando firmemente; Não cruze a linha pelo avesso em áreas não bordadas. Arremate e recomece no lugar adequado; Arremate sempre pela frente do tecido; para isso, introduza a agulha por baixo do último ponto executado, no sentido horizontal e "saia" 3 pontos após, sempre pela frente do tecido;
6.7.8.
A agulha só poderá trabalhar em um único sentido: vertical, com a ponta para cima ou com a ponta para baixo;Todos os gráficos requerem cuidado com a contagem dos pontos;Faça sempre todos pontos de uma carreira, num único sentido "o de ida" depois volte cruzando os pontos . Veja o esquema ao lado: QualidadeA beleza de um bordado em Ponto Cruz está no avesso perfeito:DireitoAvessoMotivosOs motivos normalmente são mitos, geométricos, infantis, flores, frutas, monogramas, etc. Os riscos você pode adquirir nas bancas de jornais, que tem uma grande variedade de revistas nacionais e internacionais.Tecido
O tecido mais usado é o étamine, também conhecido por panamá, mas também tem o cânhamo e o linho.Caso queira bordar em tecido que não permita contar os fios, por exemplo, o brim ou a malha, você pode utilizar um pedaço de talagarça sobreposta ao tecido base.Assim você alinhava a talagarça no tecido, faça o bordado e depois desfie essa talagarça, ficando apenas o bordado, veja a figura: Os fiosSão utilizados fios de algodão tipo mouliné das marcas DMC, ANCHOR ou Círculo. Existe também alguns fios metalizados que, utilizados com parcimônia, poderão dar um brilho ao trabalho executado. A Soliarte trabalha com fios da Anchor (Coats Corrente). Nunca retire o rótulo das meadas, para manter o código de referência da cor, pois o leque de cores é grande. As meadas trazem de 8m de fios de algodão de alta qualidade. Os 6 fios são facilmente separados.AgulhaA mais utilizada agulha para ponto cruz é a número 24.DicasInicialmente verifique o posicionamento do motivo no tecido;Sempre comece o trabalho pelo centro.Trabalhar com bastidorNormalmente se borda no tecido sem nenhum suporte, facilitando a aplicação do método em que costuramos utilizando o meio ponto, indo até o final da carreira e depois voltando. O bastidor poderá ajudar, a tela fica tensa e se borda sempre no sentido de cima para baixo. Existe controvérsia, pois os 2 métodos têm aficionados. No caso do bastidor é possível utilizar as 2 mãos.
Programas construtores de gráficos
Os melhores programas são vendidos, e neste caso não utilize o programa sem registrar e pagar a taxa. Cuidado, não utilize como motivo símbolos de equipes de futebol e outros gráficos com direitos reservados, tipo Pato Donald, etc.. Existem inúmeros softwares para transformar a sua foto ou desenho em ponto cruz.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário